A Familia
Ao ler este capítulo fez me lembrar das minhas famílias! família, familia, família … família para mim é algo mas importante que uma pessoa pode ter, Será possível planejar e executar o processo de educação escolar independente da questão familiar? Como trazer a família para participar no processo ensino-aprendizagem na escola? O que fazer quando a família não colabora?
Relativamente as questões em causa acho que as famílias não é somente o berço da cultura e a base da sociedade futura, mas é também o centro da vida social... A educação bem sucedida da criança na família é que vai servir de apoio à sua criatividade e ao seu comportamento produtivo quando for adulto... A família tem sido e será a influência mais poderosa para o desenvolvimento da personalidade e do carácter das pessoas. Essas questões merecem um tratamento cuidadoso, que leve em conta aspectos sociais, culturais e legais.
A família sempre foi, é sempre e sempre será o nosso. Talvez isso se deva ao facto de ser com ela que nascemos, que crescemos e que está sempre do nosso lado. Assim, torna-se óbvio concluir que talvez seja junto dela que passamos uma grande parte do nosso tempo vital, pelo que assume um papel fundamental em tudo o que somos. E uma parte daquilo que somos é o resultado de todo um processo de construção que sofremos desde o momento em que nascemos até morrermos. Há que salientar o facto de sermos um reflexo dos nossos próprios pais e da própria educação que eles receberam.
No capítulo cinco "A Família", Papert destina-se a falar sobre como o computador pode servir para uma união da mesma.O autor explica e exemplifica alguns modos de utilização do computador, como fazer jogos em família, realizar projectos e outros tipos de actividades, onde há possibilidade de fazer com que os que estão mais longe, fiquem mais perto!
" Um garoto e uma senhora"(pp:140).Um caso engraçado, que conta como duas pessoas que não se conheciam, começam a ter contacto e se ajudam mútuamente, saindo ambas a ganhar com isso. Podemos mesmo manter contacto, talvez com mais facilidade, com pessoas que por motivos vários estão longe de nós. Contudo, deve-se ter muita atenção, pois pode ser um perigo ter contacto com estranhos, uma vez que podem demonstrar ser uma coisa e ser outra completamente diferente.
O computador poderá servir como unificador da familia, se os membros da familia se disponobilizarem a desenvolver as aprendizagens computacionais em conjunto, partilhando as suas dificuldades e facilidades. Tal como afirma papert "... a necessidade de estabelecerem novas formas de relacionamento com os seus filhos e verem o computador como um meio para construírem a coesão familiar" podendo mesmo ser uma ferramenta essencial de coesão familiar.
carla cunha
sábado, 17 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Carla,
Fez uma tentativa de manter o blogue actualizado mas não conseguiu terminar. Falta comentar os restantes capitulos e pouco vi sobre as aulas práticas e teóricas a que assitiu. Mas o que fez está bem. Tem, como já a Dr.ª Joana comentou, de estar mais atenta ao modo de escrever em português.
Guilhermina Miranda
Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If ossible gives a last there on my blog, it is about the Aparelho de DVD, I hope you enjoy. The address is http://aparelho-dvd.blogspot.com. A hug.
Postar um comentário